Segunda-feira, 20 de Março de 2006

Escutas telefónicas:a nova moda!

Parece que isto as escutas telefónicas já não é, somente, assunto que envergonha Bush e a sua tão própria maneira de governar! Além de hábito, está pestes a tornar-se medida a tomar por diversos países, com vista a garantir a segurança! E o pior, é que o hábito já se pratica antes da medida estar consagrada.

De vez em quando lá surge a notícia das escutas com a sua inerente e inseparável polémica: foi o caso das escutas a telefones de membros do Governo e Presidente da República, em Portugal; o exemplo das escutas na Grécia, feitas pela Vodafone, cujos alvos foram, novamente , membros do Governo; nos E.U.A, que não me atrevo a mencionar exemplos, porque isso por si só seria a notícia;

Cada vez mais me rendo aquelas mentes brilhantes que conseguem anteceder o futuro, e aqui não falo de bruxos ou videntes (que agora andam muito na moda) mas de grandes senhores, como Nietzshe (que preveu as duas guerras mundiais), e neste caso, o famoso realizador do filme “Big Brother”. Destingo-os, dos primeiros porque as suas previsões não se baseiam em visões, mas em análises ao ser humano, à sociedade, à Humanidade. E é isto que mais me assusta, será que é assim tão nítido e evidente esta tendência do Homem para o mal refugiando-se no bem?. Porque, ora vejamos, se nos situar-mos, por momentos num plano afastado e reparar-mos com imparcialidade a nossa forma de estar e desenvolvimento do Estado, constatamos que o mesmo decide tudo Será porque não confia na livre conduta do ser humano, incluindo naqueles que deviam ser paradigma, aquando nas suas funções, de confiança? Ou será que o poder está de tal forma concentrado que é obrigação do Estado usá-lo para o nosso bem? E o ridículo é que nos sentimos confinados a concordar com tais medidas, pois têm um duplo efeito, curiosamente antagónico, ou seja, quanto mais para o bem mais restringem a liberdade de cada um! Por exemplo, é indubitável que a proibição do tabaco, em certos sítios, seja uma boa medida, há-que garantir a saúde dos que escolhem uma vida sem vícios. Mas será que esta atitude, de suspender o tabaco respeitando os que não fuma, não deveria partir dos que fumam em respeito aos restantes?; ou então, a proibição de comidas rápidas ou excessivamente gordurosas nas cantina, mais uma vez é inolvidável o bom-senso desta medida, mas pergunto: não devia partir dos pais esta educação, e passagem de bons hábitos alimentares e horários aos seus filhos de maneira que estes, mesmo tendo o bar aberto, optassem pela cantina?, ou ainda, outras mais ridícula, e que de tão singelas ninguém repara nelas, o sinal que proíbe deitar lixo para o chão nas praias, sem duvida indispensável , há-que manter e fazer perdurar a beleza das praias, mas, mais uma vez, não devia partir de cada uma este comportamento, sem que estivesse ameaçado por algum tipo de repressão?

Tudo isto só me leva a concluir que caminhamos no sentido da desconfiança crescente, que nasce em nós mesmos e se expande para as nossas relações, ao ponto de ser assunto de Estado. Pois, porque é o que estas escutas querem dizer: falta de confiança nos orgãos do poder, ao ponto de se ter a necessidade de uma “escutazinha” telefónica ao Sr. Presidente, só para garantir que este está no bom caminho. Não sei se foram as décadas de Guerra fria que criaram este medo e desconfiança constante que agora não se cinge a dois pólos, mas se enraizou nos mais altos dirigentes de um país.

Com esta necessidade cega de reforçar a segurança, ninguém se apercebe que não confiamos no nosso vizinho, porque não confiamos nos nossos princípios, nos nossos valores, livre arbítrio- sucintamente- em nós!


publicado por portalegreeomundo às 10:37
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. Quando n...

. Quando a predisposição da...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Outubro 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.favoritos

. ...

. ...

. ...

. A...

. O cinema: um horizonte da...

. ...

. ...

. Unidad...

. A mudança ...

. Já aspira altitude…

SAPO Blogs

.subscrever feeds