Segunda-feira, 3 de Abril de 2006

Cultura:luzinha ao fundo do túnel!

Decorre em Portalegre um evento que nos identifica há já algum tempo: a doçaria conventual. Durante os dias 24,25,26 e 27 de Março, todos os portalegrenses vão ter a oportunidade de saborear aquilo em que ninguém nos bate: os doces.

Tendo em conta a situação subjacente e a crise geral dos portugueses, é, sem dúvida, a altura mais propícia para provar um pão de ló ou uma barriguinha de freira. Pois é um facto a necessidade, cada vez mais urgente, de adocicar a nossa cidade. Já não basta o carácter sômbrio que o tempo lhe confere, quanto mais ainda o mau estar, quase, diário que se vê nas caras dos portalegrenses.

Quando falo em promover a cidade é a isto que me refiro! Não interessa, apenas, a música, a literatura, a Arte, em si, é tão importante a doçaria, quando forma de afirmação do que somos! Quando peço renovação e não restituição, não apelo ao esquecimento das nossas marcas. Os doces, e este tipo em específico, são a nossa cultura! Daí a necessidade de não esquecer ou substituir, perder a tradição é perder a identidade!

Modernizar deve ser um imperativo indelével! Contudo, esse processo não implica desaparecimento do que considerámos, durante a História, nosso. Portalegre precisa de um salto: inolvidável. Mas, além da crítica, é também positivo salientar os indícios de mudança, que começam a ser notórios. No ano passado a Quinta dos Portugueses (conjunto de concertos musicais, onde actuaram, exclusivamente, grupos portugueses, promovido pela Antena3), este ano, no dia 23 de Março, o espectáculo de um dos mais conhecidos cantores de Hip-Hop, Boss Ac; Festival de Jazz; Saraus culturais...acontecimentos que demonstram a vontade de mudar!

Não devemos, nem podemos, ficar confinados ao destino do interior. A recessão é evitável, assim como a estagnação. Temos que incrementar a ambição e não nos contentarmos com a fama de cidade de fim de semana. Não somos só planícies, serras, quintas para férias, somos também vida e movimento. Promover o turismo, mas proporcionar o dia-a-dia, fazendo com que muitos desejem investir, permanecendo cá!

Os presságios associados ao Alentejo (sol, calor, planície- símbolos de morte) não podem sobrepôr-se aos projectos que querem vida e crescimento. Sem dúvida que o facto de haver oportunidades para este tipo de acontecimentos prova como somos, já, preferidos perante uma imensa panóplia de cidades possíveis.

A cultura e tudo o que a enforma deve ser resguardado e conservado. Género caixa de Pandora, mas com carácter positivo, ou seja, tesouro perene, transmissível entre gerações, que quando se abre revela, não os males do Mundo, mas o segredos de uma cidade. Afirmamo-nos através do que somos agora, mas também é preciso não esquecer que também somos o que fomos. Construir um presente, baseando-nos no passado e pensando no futuro.

A aptidão para visão crítica é inata e verdadeira quando não se esgota na censura. É exíguo o acto quando não acompanhado de propostas e de atenção ao que é merecedor de surpresa e de avalo. O que os nossos governantes camarários têm tentado é o passaporte para o crescimento e evolução. Dois acontecimentos que acontecem na mesma altura e ao mesmo tempo que, apesar de míseros, sintetizam a vontade de coadunar o passado e o presente, a História com o desenvolvimento. De guardar a cultura, mas fazer cultura! A receita? A gula de ser maior e melhor!


publicado por portalegreeomundo às 14:05
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. Quando n...

. Quando a predisposição da...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Outubro 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.favoritos

. ...

. ...

. ...

. A...

. O cinema: um horizonte da...

. ...

. ...

. Unidad...

. A mudança ...

. Já aspira altitude…

SAPO Blogs

.subscrever feeds